sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Dolma


Um recadinho para quem faltou sexta-feira (12): o Lucas está com uma lista de interessados em adquirir a dolma por um precinho camarada. Quanto mais gente assinar, mais simpático o preço.

E aí vai um pouquinho de história:

"Nosso uniforme é simbolo da tradição gastronômica. Criado por Marie-Antoine Carême 180 anos atrás, representa limpeza e segurança no trabalho. Hoje o uniforme é obrigatório nas cozinhas do mundo inteiro por experiência própria onde já trabalhei: Alemanha, Suiça, Itália, Inglaterra, Cruzeiro Internacional, Brasil, etc.

Os chefs no mundo são unânimes na escolha do uniforme profissional lançam mão da qualidade com acabamento e material resistente, pois o uniforme deve resistir desde líquidos e panelas em altas temperaturas à câmeras frias.

Segue abaixo alguns detalhes da roupa do chef de forma clássica, que é como eu uso:

Chapéu ou toque: O cabelo é o lugar mais sujo do nosso corpo. Prender os cabelos e deixar sob o chapéu.

Dolma: Feito de algodão resistente, precisa ficar confortável, mas não muito grande. Geralmente branco, com 2 filas de botões. Protege contra queimaduras porque são duas camadas além disso é de fácil inversão de lapelas para se apresentar limpo quando necessário.

Avental: Branco e longo para cobrir os joelhos. Usar material de algodão como a dolma.

Calça: Preta ou xadrez branco e preta. Usar um material leve e resistente.

Sapatos: Devem ser fechados, em couro ou de borracha, sempre limpos e em boas condições. Os sapatos devem ser anti-derrapante.

Camiseta: Usada sob a doma para reter o suor e auxiliar na proteção das costuras da doma.

Lenço: Recomenda-se o uso de lenço branco de algodão no pescoço para a troca de ambiente climatizado (cozinha x câmeras frias). Protege o pescoço.

Pano ou papel: Antigamente o pano era usado em várias situações na cozinha, hoje pela lei é proibido para uso comum, porém se faz necessário para movimentar panelas grande e quentes em que papel não será eficiente e sim perigoso. O papel é utilizado para limpar as áreas de uso, secar a mão e os equipamentos.

Hoje em dia os novos chefes se sentem atraídos pelas dolmas coloridas, enfeitadas e com toque fashion, porém não podemos esquecer o motivo do uso dos uniformes. Assim como os jalecos e uniformes médicos as dolmas tem sua razão de ser como foram desenvolvidas."

Um comentário:

  1. Quero saber se tem na legislação algo que diz se a manga do cozinheiro chefe tem que ser longa ou curta? me tire essa duvida?

    ResponderExcluir